Redes Sociais

Escola de arquitetura Bauhaus

Escola de arquitetura Bauhaus

Nossa arquitetura é fundamentada nos conceitos da Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que revolucionou o mundo.

Primeira escola de design, a Bauhaus, que era situada na Alemanha, foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura.

Criada pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, o projeto tinha a intenção de criar uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes. Muito do que se pratica hoje em dia em arquitetura, design, paisagismo e artes plásticas possui grande influência da Bauhaus.

Bauhaus, Dessau (near Berlin), Germany - iconical masterpiece of modern architecture designed in 1925 by Walter Gropius

Fachada da escola alemã em Dessau

 

A Bauhaus, cujo nome significa “Casa da construção” em alemão, foi uma das escolas que mais ousaram, como acentua o artista Lary McGinity:“[…] o ensino da Bauhaus refletia uma visão utópica de uma comunidade de artesãos e artistas que criava objetos simples e bem feitos. Um dos principais professores era o místico Johannes Itten (1888- 1969), que ministrava curso preparatório obrigatório. Suas aulas incluíam ‘Análises de obras dos grandes mestres’, ‘Desenho após nu’ e ‘Estudos de materiais’.”

 

Foi na Bauhaus que se idealizou o designer não só como o projetista, mas o responsável pelo projeto em todas as escalas humanas (sociais, culturais, antropológicas, estéticas). O designer precisava ter noção de como aquele objeto funcional interagiria com o usuário e com o mundo.

figura_pag126

Casas dos Mestres da Bauhaus, 1925-26, vista da estrada.

 

O conceito da escola priorizava a funcionalidade, baixo custo e a produção em massa, sem esquecer todos os princípios criativos envolvidos no processo. Era essencial que se abusasse da tecnologia desenvolvida pela humanidade, sem deixar de lado o campo das artes.

original

Mesas aninhadas, criação da escola Bauhaus

Mesmo após o fechamento da escola em 1933 devido à pressão política da Alemanha, sua influência continuou a ser sentida. Um bom exemplo é a Apple, Tudo desde o primeiro logo do Mac à sua mais recente linha de computadores, smartphones, tablets e acessórios se inspira nas inovações vindas da pequena escola de design alemã.

 

xadrez

Jogo de xadrez Bauhaus

Compartilhar:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *