Redes Sociais

BIG: A REVOLUÇÃO DA ARQUITETURA RADICAL

BIG: A REVOLUÇÃO DA ARQUITETURA RADICAL

BIG (Bjarke Ingels Group) é um grupo de arquitetos, fundado pelo Dinamarquês Bjarke Ingels, em meados de 2005. Essa turma vem revolucionando a cena da arquitetura contemporânea.

http://big.dk/#projects

Eles são conhecidos por suas linhas instintivas, mas ao mesmo tempo complexas. Não só pelos belos projetos com linhas radicais, mas suas edificações desafiam as convenções e dimensões da arquitetura tradicional. Seu trabalho coloca os arquitetos em um novo papel na sociedade, como agentes atuantes na forma de pensar o mundo.

Uma biblioteca com quadra de basquete no telhado. Uma usina de reciclagem com pista de esqui no topo. Seus projetos incorporam ideias de desenvolvimento sustentável e conceitos sociológicos, juntamente com linhas inclinadas, que intencionalmente obrigam as pessoas a vivenciar o espaço. Nos fazem gostar da vida.

reci

Centro de Reciclagem Sydhavns, em Copenhague

 

O sucesso do BIG está em tornar concretizável o que antes era utopia. A arquitetura de Bjarke Ingels utiliza a análise e rigor técnico para sustentar suas ideias criativas e originais, repletas de ousadia e surpresa. Eles conseguiram associar a arte da arquitetura à vivência do espaço, tendo o fator econômico como potencializador de tudo. Para isto foi necessário mudar o modo convencional de projetar. Eles desenvolveram um modo complexo de trabalho, que pode ser visto no seguinte link:

https://www.ted.com/talks/bjarke_ingels_3_warp_speed_architecture_tales

8house

8 House – A definição do “novo morar”

 

Em uma entrevista de 2014 para o ArchDaily, Ingels enfatizou o papel essencial que desempenha: “Quando você cria o seu próprio escritório, você tem a responsabilidade de definir o tom, estabelecer a cultura: estabelecer a forma como as pessoas conversam entre si, a forma como elas colaboram . Então eu acho que instituir a cultura e o meio ambiente é extremamente importante. você gasta muito tempo em seu escritório por isso, se você não gosta dele, será um inferno”.

 

the-mountain

Edifício The Mountain

 

Hoje seu estúdio de arquitetura BIG (Bjarke Ingels Group) é um dos primeiros em linha na área da arquitetura inovadora. Ganhando em competições em todo mundo, a lista de prêmios tem vindo a crescer de dia para dia. De seus projetos, se podem mencionar o mais célebre “8 House”, o complexo que combina vários tipos de funções, e “The Mountain” que foi muito premiado, recebendo nomeadamente o prêmio Housing Award do Festival Internacional de Arquitetura.

Além das atividades ligadas a seu estúdio BIG, Bjarke Ingels é professor convidado nas Universidades de Harvard e da Colúmbia, e na Academia Real de Belas Artes da Dinamarca.

Compartilhar:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *