Redes Sociais

A fórmula da beleza

A fórmula da beleza

Os  antigos gregos foram pioneiros na busca da beleza por meio de matemática.  Eles utilizavam um sistema de medidas baseado nas dimensões humanas. Eram relevos esculpidos em pedra, denominados de relevos  metrológicos (de medidas). Com  isso, eles inventaram a  noção de proporção.

 

salamina

Relevo metrológico de Salamina, na Grécia, século IV a. C.

2

Reconstituição total do relevo de Salamina e suas equivalências. Fonte: Wilson 2000, p. 85

 

No século V, a.C., Phidas,  matemático grego, projetou o Panteão. Suas medidas externas, baseadas na media do pé de um grego comum, tinham 100 pés de largura por 225 pés de comprimento. As suas dimensões eram meticulosamente calculadas levando em consideração as medidas humanas.

5

Panteão, Grécia, século V a.C.

 

Devido às proporções exemplares de sua obra, até hoje denominamos o numero áureo como Phi  (φ), (1, 618033987). Pode parecer complicado, mas a simplicidade salta aos olhos quando este é calculado graficamente.

 

Pentagrama_and_Golden_Ratio

Pentagrama

No inicio do século XII, o matemático italiano Leonardo Fibonacci descobriu propriedades únicas em certa sequência de números. Não por acaso,  razão entre os números desta sequência é bem próxima do número de Phidas (Phi φ). Quando estes números são aplicados na proporção de um retângulo,  obtemos o retângulo de ouro.

 

30131644435817

Retângulo de Ouro

gold08

Retângulo de ouro aplicado sobre o Panteão

 

Já no século XVI, Lucca Pacioli, amigo de Leonardo da Vinci, escreveu “De Divina Proportioni”, relacionando a proporção áurea às artes. Esta foi a grande sacada do Renascimento, que buscou resgatar e interpretar na natureza a fórmula do que era belo. Assim, esse código da beleza, utilizado pelos gregos e redescoberto por Fibonacci, foi  amplamente aplicado por seus predecessores, como Leonardo Da Vinci,  Michelangelo e todos os outros.

 

3

Pentagrama aplicado sobre o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci

4

Sequência de Fibonacci aplicada no detalhe do afresco, no teto da capela Sistina, Vaticano,  concebido por Michelangelo, em 1508.

 

Já em 1948, o arquiteto franco-suíço  Le Corbusier publicou o livro “Le Modulor”, propondo assim a teoria de proporções, baseadas na escala humana. Baseando sua arquitetura nessas proporções, Le Corbusier foi o maior expoente da arquitetura modernista, que nos influencia até hoje.

 

8

“Le Modulor” ou “O Módulo”, de Le Corbusier

Hoje a indústria se apropriou desta formula. Tudo que conhecemos a tem estampada.  Deste as margens do papel A4 ate o formato Wide Screen dos monitores e até no I-Phone, da Apple.

tumblr_lmy74hfhfo1qlzfx0o1_1280

Sequencia de Fibonacci aplicada no i-phone 4

Inconscientemente nós associamos a perfeição do universo à beleza proporcional da sequencia de Fibonacci. Podemos encontra-la em várias estruturas da natureza.

6

Sequência de Fibonacci aplicada em uma Galáxia

Aqui na Forhaus  a sequência de Fibonacci é muito utilizada. Desde os desenhos iniciais até as etapas mais técnicas, em janelas ou fachadas inteiras, essa proporção orienta o nosso trabalho. Na busca constante pela beleza, nós sabemos que ela não vem apenas com inspiração. É o resultado de cálculos matemáticos e árduo trabalho.

f

Sequência de Fibonacci aplicada em projeto da Forhaus

 

Assim, se quisermos fazer algo indiscutivelmente belo, basta calcular as proporções enquadradas nos números descobertos pelos gregos.

 

Bibliografia incompleta:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Proporção_áurea
http://m.megacurioso.com.br/matematica-e-estatistica/74174-voce-sabe-o-que-e-a-proporcao-aurea.htm
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Proporção_áureahttp://m.megacurioso.com.br/matematica-e-estatistica/74174-voce-sabe-o-que-e-a-proporcao-aurea.htmhttps://books.google.com.br/books?id=KcWUAAAAQBAJ&pg=PT13&lpg=PT13&dq=relevo+metrológico+de+Salamina&source=bl&ots=in6etusN6i&sig=gu1xrh_8cK2bZm-WIwnUVsusWAY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiR7YDtk8LRAhUKSyYKHZQcAOsQ6AEIHDAB#v=onepage&q=relevo%20metrol%C3%B3gico%20de%20Salamina&f=falsehttps://www.academia.edu/14093726/Geometry_and_Arithmetic_in_the_Conception_of_the_Greek_Doric_Templeshttps://www.google.com.br/search?q=da+vinci+fibonacci+sequence&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiMsd-XnsLRAhWD8CYKHZNFAV4Q_AUIBygB&biw=800&bih=1232#imgrc=DGIQ_qpoikU9sM%3A

Compartilhar:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *